"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" - João 15:15.
O termo "servo" se diz de alguém que pertence a um senhor e que não possui liberdade própria, ou nem pertence a si mesmo. Trata-se de alguém que não tem liberdade de escolha, nem de seus pensamentos, nem de seus atos... enfim é alguém - digamos – manipulado.
Agora amigo, é bem diferente... Jesus olhou para aqueles homens e mulheres, nos quais via tão pouca fé ou às vezes nenhuma... Pessoas que complicavam as coisas... duvidavam muitas vezes dEle... Estavam com Ele, presenciavam os sinais e maravilhas, no entanto na próxima situação adversa, a ansiedade lhes tomava o coração e ficavam como quem não sabem para onde correr... não sabem que caminho tomar... Às vezes chegavam até mentir... outras assumiam coisas que na realidade jamais iriam cumprir... Ou ainda faziam votos precipitados... Alguns chegaram até mesmo a negá-Lo... Outros O traíram... Ele sabia que Judas, além de ser o futuro traidor, ainda roubava os parcos recursos que colocavam na bolsa... Igualmente sabia que Tomé só acreditaria na ressurreição dEle, se lhe tocasse as marcas... Também sabia que estavam mais preocupados na disputa entre quem sentaria a direita ou à esquerda ao Seu lado. Perscrutava o coração de uma mãe, que mais se preocupava com seus próprios filhos e a posição dos mesmos... Não Lhe era obscuro que enquanto orava, eles não conseguiam suportar e dormiam... Não Lhe era escondido o fato de que logo a seguir após a crucificação, a timidez tomou conta de forma pavorosa a um grupo que por aproximadamente três anos, tinha nO acompanhado, dia após dia... Ele olhou... e olhou novamente e tirando as palavras bem lá do fundo de um coração cheio de um inexplicável amor comunicou: "Vocês são Meus amigos". Mesmo Ele sabendo do ponto fraco de cada um, Ele jamais desistiu de quem quer que fosse. Alguns desistiram dEle, mas Ele não desistiu de ninguém. Ele sabia que a miséria humana que contemplava no momento, não era para se comparar com a ousadia e a intrepidez no futuro. Ele sabia que um Pedro que o negava hoje, seria um Pedro que - apenas numa pregação - mais de três mil pessoas se renderam aos pés do Senhor... Tudo o que Ele tem desejado durante todo esse tempo é ser seu amigo, pois sabe o que está reservado para ti, no futuro. Um amigo é um aliado, um complacente, é colega, companheiro... é alguém que quer sempre bem outra pessoa. É alguém respeitador e que sempre procura as qualidades de outrem, e não os defeitos. Você tem se olhado e visto seus inúmeros defeitos... Ele tem te olhado e visto suas inúmeras qualidades... Cada dia é uma oportunidade de se tornar amigo dEle ou de manter essa celestial amizade!
(Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.
"Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Ts 5:21
Preserve o Meio Ambiente.
Imprima apenas quando essencial.
por Vilson Ferro Martins – www.vozdotrono.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário