“E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no” –Mateus 4:21-22.
...Eles (Tiago e João) deixando IMEDIATAMENTE... o barco e seu pai, seguiram-No! (Seguiram a Jesus). Uma atitude brusca e radical por parte daqueles homens que – ao nosso ver – não pensaram muito para decidir por seguir a Jesus deixando para trás o barco, as redes, e, inclusive a companhia de seu próprio pai. Foi uma atitude radical, e na mesma medida com efeitos totalmente radicais. A esta “atitude radical” a Bíblia chama de “arrependimento” (Mateus 1:15 – Atos 3:19) “E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” – (Mateus 1:15) “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” – (Atos 3:19). Ou também a chama de “conversão” – (Atos 20:21). “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” – (Atos 20:21). Somente a atitude radical por parte de Tiago e João possibilitou-os a experimentar o efeito da chegada do Reino de Deus e seus recursos em suas próprias vidas e de outros tantos. Ao lermos o restante do capítulo 4 de Mateus constatamos que jamais eles teriam experimentados a proximidade de Deus e de Sua atividade se tivessem continuado com o que estavam fazendo (pescando). Como alguém espera receber de Deus o que Ele promete em Sua Palavra se não se encontra em aliança com Ele através de um arrependimento sincero e de um novo estilo de vida seguindo-O em santidade? Quando largaram tudo constataram pela primeira vez o que acontece quando todos os recursos dos céus se encontram disponíveis na vida de alguém. Cegos enxergam, surdos ouvem, coxos andam, mortos são despertados, boas novas são pregadas aos mansos, contritos de coração são restaurados, é proclamada liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos. Os tristes são consolados, o ano aceitável do Senhor é apregoado e também é chamado atenção para o dia da vingança do nosso Deus! Foi necessário largar o barco, as redes e o próprio pai e seguir a Jesus! (Isaías 61). Uma coisa é certa: Se ainda não experimentamos a proximidade de Deus e a ação do Seu Reino é porque ainda não nos desprendemos de muita coisa e isso só acontece quando de fato nos arrependemos e cremos no Evangelho. Arrependimento que significa “dar meia volta e ir numa nova direção” e a partir de então a prática desse novo “credo” ou seja, um novo estilo de vida sob o Evangelho (bíblico, autêntico, verdadeiro, único, poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer). (Romanos 1:16).
(Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.
"Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Ts 5:21
Preserve o Meio Ambiente.
Imprima apenas quando essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário